Boa noite a todos. A emoção sempre é presença em momentos como este e, para que as palavras não se perdessem tão rápido, coloquei o que meu coração pensou diante deste convite da CARUS neste papel, sabendo que palavra alguma pode expressar significativamente o agradecimento pela lembrança do meu nome, assim como todas as lembranças que pude reviver da minha vida profissional como educadora russana.
Diz Paulo Freire que “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”, e sabemos como é difícil a tarefa de educar, quer seja na escola, quer seja com os nossos filhos. Mas para isso existe o amor, a dedicação, a doação, o respeito – palavra imprescindível! - aos nossos valores e metas de vida.
Meu trabalho assim reconhecido não estava em meus planos, mas tenho que expressar como estou satisfeita. É um prazer e uma honra estar aqui e agradeço a todos em nome da minha família. Tudo o que fiz e faço devo à grande sorte de ter tido como esposo o “meu Aldeny”, a quem devo todo o apoio em meu trabalho. Ele me dava suporte em tudo para que eu pudesse me dedicar inteiramente à minha profissão e assim realizar tantos sonhos.Por isso, valeu, valeu mesmo ser como fui e como continuo a ser; e ofereço isso em homenagem ao melhor personagem da minha vida: meu esposo Aldeny Bessa, também russano apaixonado por essa terra em toda sua passagem de vida.
Amei meus alunos e sempre procurei repassar-lhes que aplicassem em suas vidas o Mandamento máximo: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.” Era aí que eu encontrava forças para agir com segurança, confiando no futuro de todos aqueles alunos, tendo por base as pequenas palavras, em ordem silábica crescente: FÉ - AMOR – RESPEITO!
Para mim, na caminhada da vida, este é um momento especial, marcante; será inesquecível. Não se ganha, no entanto, um troféu sozinho e, por isso, quero convidar a todos os meus ex-alunos aqui presentes para se sentirem, comigo, agraciados, brindando este momento tão significativo.
Aprendi muito com vocês; cresci, amadureci, reconheci o verdadeiro sentido da vida. Para chegar a essa comenda, não vim sozinha, mas tudo aconteceu porque caminhamos de braços dados, em equipe.
Gostaria ainda de dizer que todos os outros nomes levados à mesa para a escolha dessa homenagem hão de se sentir também agraciados. Cada um com sua história tão importante e marcante na história de Russas. A todos também meus parabéns. Obrigada a vocês pela escolha em particular.Obrigada ao Compadre Raimundinho Pontes e à amiga Professora Doutora Gilvanise pela lembrança do meu nome.
Profissionalmente devo este momento muito ao modelo de todas as mestras de nosso convívio - a nossa Irmã Maria da Graça - que é considerada a Mãe de todos os russanos que abraçaram a Educação. Continuo dizendo que tudo isso devo também e ainda ao apoio em excesso da minha família, às orientações da Igreja em minha vida, aos meus alunos ( e não os direi ‘ex’, mas serão sempre ‘meus alunos’) e aos meus amigos que confiaram e acreditaram em meu trabalho.Trabalhei sempre fortalecida pela compreensão daqueles com quem convivia e isso me alimentava.
Hoje, não exerço mais a profissão de professora, no entanto este amor à Educação nunca sairá de mim. E me encontro nas calçadas russanas e por tantos outros lugares expressões que me fazem muito feliz, vindas dos meus alunos: “ D. Naninha, minha professora!... Como tive sorte em tê-la tido como professora!”
Nesta noite de confraternização russana, marcada pela presença de familiares, de amigos e de alguns alunos (tenho certeza!), muito me emociona o nome da medalha que vocês da CARUS me fazem honrada: a figura inesquecível do Dr. Daltro Holanda. À D. Ione, agradeço e divido a alegria deste tesouro ‘Medalha Dr.Daltro Holanda’.
Sem querer mais me estender nessa emoção e agradecimento, gostaria de lhes dizer, por fim, que em toda a minha vida vivi a Educação como um tesouro a descobrir. Realmente foi meu lema: “Hasteei a bandeira da esperança por uma educação cada vez melhor!”.
Muito obrigada!
Prof. Naninha
(Cópia do discurso em agradecimento, pelo recebimento da comenda “DALTRO HOLANDA”, em 26/04/2011 no Náutico Atlético Cearense).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Categorias
CARUS
Russas
Divulgação
Campus da UFC em Russas
Artigos
Arte
Cultura
Ensino superior
Governo Federal
Vídeos
Convite
Edital de Convocação
Educação
Educação brasileira
Eventos
Galpão das Artes
Livros
Oficarte Teatro & Cia
Teatro
XVI ENCONTRO CULTURAL RUSSANO – 16 a 18 DE OUTUBRO DE 2014
8 de Março - Dia Internacional da Mulher
Arte-Educação
Até breve
Crônicas
Dep Mauro Benevides
Faculdade de Medicina em Russas
Ministério da Cultura
Natal 2014
Palestras
Poesia
Professora Gilvanise Pontes
Vale-Cultura
XV Encontro Cultural Russano
Nenhum comentário:
Postar um comentário