quarta-feira, 11 de maio de 2011

AGRADECIMENTO

Boa noite a todos. A emoção sempre é presença em momentos como este e, para que as palavras não se perdessem tão rápido, coloquei o que meu coração pensou diante deste convite da CARUS neste papel, sabendo que palavra alguma pode expressar significativamente o agradecimento pela lembrança do meu nome, assim como todas as lembranças que pude reviver da minha vida profissional como educadora russana.
Diz Paulo Freire que “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”, e sabemos como é difícil a tarefa de educar, quer seja na escola, quer seja com os nossos filhos. Mas para isso existe o amor, a dedicação, a doação, o respeito – palavra imprescindível! - aos nossos valores e metas de vida.
Meu trabalho assim reconhecido não estava em meus planos, mas tenho que expressar como estou satisfeita. É um prazer e uma honra estar aqui e agradeço a todos em nome da minha família. Tudo o que fiz e faço devo à grande sorte de ter tido como esposo o “meu Aldeny”, a quem devo todo o apoio em meu trabalho. Ele me dava suporte em tudo para que eu pudesse me dedicar inteiramente à minha profissão e assim realizar tantos sonhos.Por isso, valeu, valeu mesmo ser como fui e como continuo a ser; e ofereço isso em homenagem ao melhor personagem da minha vida: meu esposo Aldeny Bessa, também russano apaixonado por essa terra em toda sua passagem de vida.
Amei meus alunos e sempre procurei repassar-lhes que aplicassem em suas vidas o Mandamento máximo: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.” Era aí que eu encontrava forças para agir com segurança, confiando no futuro de todos aqueles alunos, tendo por base as pequenas palavras, em ordem silábica crescente: FÉ - AMOR – RESPEITO!
Para mim, na caminhada da vida, este é um momento especial, marcante; será inesquecível. Não se ganha, no entanto, um troféu sozinho e, por isso, quero convidar a todos os meus ex-alunos aqui presentes para se sentirem, comigo, agraciados, brindando este momento tão significativo.
Aprendi muito com vocês; cresci, amadureci, reconheci o verdadeiro sentido da vida. Para chegar a essa comenda, não vim sozinha, mas tudo aconteceu porque caminhamos de braços dados, em equipe.
Gostaria ainda de dizer que todos os outros nomes levados à mesa para a escolha dessa homenagem hão de se sentir também agraciados. Cada um com sua história tão importante e marcante na história de Russas. A todos também meus parabéns. Obrigada a vocês pela escolha em particular.Obrigada ao Compadre Raimundinho Pontes e à amiga Professora Doutora Gilvanise pela lembrança do meu nome.
Profissionalmente devo este momento muito ao modelo de todas as mestras de nosso convívio - a nossa Irmã Maria da Graça - que é considerada a Mãe de todos os russanos que abraçaram a Educação. Continuo dizendo que tudo isso devo também e ainda ao apoio em excesso da minha família, às orientações da Igreja em minha vida, aos meus alunos ( e não os direi ‘ex’, mas serão sempre ‘meus alunos’) e aos meus amigos que confiaram e acreditaram em meu trabalho.Trabalhei sempre fortalecida pela compreensão daqueles com quem convivia e isso me alimentava.
Hoje, não exerço mais a profissão de professora, no entanto este amor à Educação nunca sairá de mim. E me encontro nas calçadas russanas e por tantos outros lugares expressões que me fazem muito feliz, vindas dos meus alunos: “ D. Naninha, minha professora!... Como tive sorte em tê-la tido como professora!”
Nesta noite de confraternização russana, marcada pela presença de familiares, de amigos e de alguns alunos (tenho certeza!), muito me emociona o nome da medalha que vocês da CARUS me fazem honrada: a figura inesquecível do Dr. Daltro Holanda. À D. Ione, agradeço e divido a alegria deste tesouro ‘Medalha Dr.Daltro Holanda’.
Sem querer mais me estender nessa emoção e agradecimento, gostaria de lhes dizer, por fim, que em toda a minha vida vivi a Educação como um tesouro a descobrir. Realmente foi meu lema: “Hasteei a bandeira da esperança por uma educação cada vez melhor!”.
Muito obrigada!
Prof. Naninha
(Cópia do discurso em agradecimento, pelo recebimento da comenda “DALTRO HOLANDA”, em 26/04/2011 no Náutico Atlético Cearense).

Nenhum comentário:

Postar um comentário