quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CAMPUS DA UFC CONQUISTA MAIS UMA VITÓRIA



Foram reuniões como essa que viabilizaram o projeto do 
Campus do Vale do Jaguaribe em Russas. Realizada na
 Reitoria da UFC em 2010.



O dia 07 de fevereiro poderá entrar para a história de dois calendários simultaneamente: primeiro na folha da Universidade Federal do Ceará, UFC que, a partir de hoje, contará oficialmente com seu espaço físico na região cearense do Vale do Jaguaribe. Mais precisamente em Russas, onde já fincou sua placa de instalação onde se lê "Coordenadoria de Obras e Projetos Campus de Russas". 


Depois é o calendário da própria historiografia jaguaribana que se enriquecerá com o marco de um empreendimento de ensino superior que chega. 

Para todos que acompanham o processo é mais uma etapa vencida e um passo adiante do sonho do desenvolvimento humano e social que o Campus Avançado da UFC no Vale promoverá.


Na verdade são muitas as datas, os fatos e as pessoas envolvidas nessa luta pela educação pública. Certamente serão tema de estudos para os pesquisadores da história do ensino superior brasileiro.


Ressalta-se o fato de que foi uma construção sui generis devido a grandeza da participação popular através dos mais diversos meios. 

O dia é de júbilo e congratulação, tanto para a academia como para quem desfrutará desse equipamento federal que nasce sobre a gestão do governo Dilma.

Mesmo não afastadas todas as barreiras, o projeto deve avançar e se consolidar firme no propósito de trazer uma estrutura de ensino e aprendizagem conectado com a modernidade, mas também resguardando o que tradicionalmente representa o ensino superior: a formação especializada, o serviço à comunidade do entorno, a pesquisa de ponta, dentre outras marcas. 

O projeto do Campus de Russas deve ser vocacionado para a geografia e o homem local. Essa é uma forma segura de se tornar inclusiva socialmente, um dos principais anceios da educação na atualidade. Também é o caminho de construir uma identidade própria que irá se somas aos campus de Quixadá, Barbalha, Sobral, Crateús e do Cariri.

A previsão é de que ao terreno de 50 hectares se integre cinco cursos de graduação: engenharia civil, engenharia de software, engenharia mecânica, engenharia de produção e ciências da computação. Darão dinamicidade a essa estrutura 92 professores, 44 técnicos de nível superior, 66 de nível médio e cerca de 1650 alunos.

A previsão é de que o maior campus da UFC no interior do Ceará seja inaugurado no primeiro semestre de 2014 com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Texto de Thiago Felix
Blog Transver o Sentido


Nenhum comentário:

Postar um comentário